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O fim de ano chegou: planeje seu 2019

O ano passou rápido e já estamos em dezembro, mês que costuma ser bastante movimentado e positivo para as vendas do varejo por conta das compras de fim de ano e do 13º salário. Mas essa também é a hora de planejar o seu 2019, já que pensar no futuro do seu negócio permite tomar decisões acertadas que o colocam à frente da concorrência.

A desculpa de muitos empresários é a mesma: o tempo voou e eu não consegui me planejar. A má notícia é que o ano provavelmente passou rápido para todos, mas o seu concorrente talvez já tenha investido na organização e no planejamento antecipado. Por isso, se você ainda não traçou a sua estratégia, é hora de começar a agir.

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), planejar é o primeiro passo para o varejo, principalmente quando se aproximam as datas comemorativas – período em que há aumento da demanda e, sem preparo, o comerciante pode perder vendas.

Outro fator importante são os eventos voltados para negócios. Muitos empresários, sejam fabricantes ou lojistas, aceitam participar de feiras e showrooms, mas não se organizam para oferecer uma experiência diferenciada na ocasião. Apresentar condições especiais, produtos inovadores e estar aberto a fechar bons negócios e parcerias permanentes são pontos essenciais para quem participa.

Por onde começar?

Comece escrevendo: um objetivo escrito tem muito mais chances de ser alcançando e aqui vão algumas dicas de pontos a serem abordados no seu planejamento, que pode ser pensado mês a mês. Comece hoje para colher bons resultados em 2019.

  1. Objetivo – O quê?
  2. Atividades – Como?
  3. Cronograma – Quando?
  4. Responsabilidade – Quem?
  5. Recursos/custos – Quanto?

 

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