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Dicas básicas para uma equipe de vendas de excelência

Formar uma equipe de vendas de excelência não é fácil, mas pode resultar em uma mudança muito positiva para o seu negócio. É aí que entra o gestor comercial, parte essencial na empresa e que será responsável por escolher os funcionários, além de planejar e executar as estratégias de venda.

Cabe a ele avaliar o perfil mais adequado e buscar entre os três tipos mais conhecidos de vendedores: os de relacionamento, os técnicos ou os chamados “caçadores”. Confira algumas dicas para formar uma equipe de vendas de excelência e melhorar seu negócio:

Dica 1 – Necessidades:
Avalie as necessidades do seu negócio. Negócios mais complexos tendem a ter ciclos de vendas mais longos e, por isso, precisam de um vendedor de relacionamento. Já nos negócios com vendas mais curtas, o perfil indicado é o técnico. O conhecido vendedor “caçador” costuma ser muito bom em mercados de difícil acesso, como televendas, por exemplo.

Dica 2 – De olho na experiência:
Para quem busca resultados imediatos, os vendedores mais experientes são os mais indicados. Uma boa dica é avaliar o currículo e a experiência dos candidatos, já que muitos deles já vêm com uma carteira pronta de clientes, o que facilita muito na hora da captação de novos negócios.

Dica 3 – Remuneração:
Quem quer formar uma equipe de vendas de excelência, deve investir nos profissionais. Por isso, o fator remuneração é muito importante. O ideal é ter uma política de remuneração fixa e variável, mantendo os valores fixos mais baixos e as comissões mais altas, possibilitando ganhos e estimulando as vendas para os componentes da equipe.

Dica 4 – Equipe múltipla:
Em muitos casos, existe a necessidade de se trabalhar com uma equipe multidisciplinar, ou seja, que abrigue dois ou até os três perfis de vendedores. Avalie sua empresa e defina os perfis necessários.

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